• Seja Bem-Vindo

    O Instituto Sagrado Coração de Jesus é uma entidade sem fins lucrativos e tem como objetivo contribuir de forma social com os jovens.

    Prestando serviços referentes à educação, lazer, esporte, profissionalização e cultura, resgatando a dignidade, o respeito e a convivência familiar e comunitária, além de colaborar para o desenvolvimento educacional e psicológico.

    Notícias e Eventos

    ITAPARICA ARTE E CULTURA

    quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

    ITAPARICA ARTE E CULTURA

    Evento coproduzido pelos aprendizes de Arte e Cultura do Instituto Sagrado e produção geral de Natureza França

    INSTITUTO SAGRADO recebe FOBAP - Fórum Baiano de Aprendizagem  em sua sede em Nazaré

    sexta-feira, 18 de setembro de 2015

    INSTITUTO SAGRADO recebe FOBAP - Fórum Baiano de Aprendizagem em sua sede em Nazaré

    7ª Reunião Ordinária do FOBAP - 18 de setembro de 2015

    INSTITUTO SAGRADO participa da reunião do ROTARY BAHIA

    quinta-feira, 17 de setembro de 2015

    INSTITUTO SAGRADO participa da reunião do ROTARY BAHIA

    Apresentação dos Projetos do ISCJ aos Rotarianos

    Mais notícias

    Projetos

    Contribuir para a construção de um saber técnico específico, em conjunto com profissionais, investindo, assim, na melhoria da qualidade do atendimento a crianças e adolescentes. Confira alguns projetos:

  • Histórico

    O Instituto Sagrado Coração de Jesus foi fundado no dia 02 de fevereiro de 1827 pelo Padre Francisco Gomes de Souza com o nome de Instituto Orphanológico São José.
    Sua primeira sede foi na Rua São José de Ribamar, hoje chamada de São José de Cima, bairro Santo Antônio.
    Suas primeiras abrigadas foram duas irmãs, órfãs, recolhidas pelo sacerdote.
    A instituição conseguiu sobreviver nos primeiros anos graças à caridade de pessoas bondosas e ao carinho da Sra. Maria Lina Mercês que se devotava ao servir.
    O Instituto foi dirigido por vinte anos pelo Padre Francisco até a sua morte aos 77 anos. Nesse tempo havia 37 orfãs recolhidas.
    Foi sucedido pelo Comendador Manuel Belens Lima, ajudado por sua esposa Anna Nobre Belens.
    O Presidente da Província da Bahia, Conselheiro Antonio Inácio de Azevedo, nomeou para a direção o Juiz de Orfãos Dr. Liberato de Matos, que logo devolveu a direção a Manuel Belens Lima.
    A Lei 376, de 17.XI.1849, reconheceu a existência legal do Colégio das Orphães do S.S. Coração de Jesus.
    A doação de trinta contos de réis feita pelo empresário Augusto Frederico Meuron, permitiu a compra do prédio na Av. Joana Angélica, onde está até hoje  o Instituto. A mudança de sede ocorreu em 21 de junho de 1857.
    A mesa Diretora era composta de 1 provedor, 1 escrivão, 1 tesoureiro, 1 Procurador e 7 vogais.
    Desde 1853, quando Maria Lina de Mercês pela idade avançada não pode mais administrar a casa, as Irmãs da Caridade de São Vicente de Paulo passaram a servir o Colégio, onde permaneceram até julho de 1984.
    A Capela foi construída pela Irmã Tereza Lavallé e foi inaugurada a 1º  de março de 1891.
    Em 1936, a viúva do Desembargador Braúlio Xavier, que fora Provedor do Colégio, doou uma casa em Mar Grande, para servir de Estação de Férias para as órfãs.
    A mesa Diretora do biênio 1968/1970, diante das dificuldades materiais e do reconhecimento da impropriedade da vida em internato, passou a manter o Colégio em regime de externato ou semi-internato.
    Em 1971, a casa em Mar Grande foi transformada em Escola Coração de Jesus, hoje com 290 alunos bolsistas da alfabetização ao 4º. Ano do Ensino Fundamental, atualmente, 1º. Ao 5º. Ano do Ensino Fundamental com aulas extra-classes de música, circo,natação, computação e esportes.
    A reforma do Estatuto procedida em 1972 mudou o nome para Colégio do Sagrado Coração de Jesus e a organização passou a ser dirigida por um Conselho Diretor composto de Presidente, Vice-Presidente, Secretário e Tesoureiro.
    Foi aberta a matrícula para meninos e criado o curso do segundo grau.
    Por mais de 40 anos o Instituto foi presidido por Dr. Rosalvo Otacílio Torres, Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª. Região, que se dedicou para que as crianças tivessem um ensino público, totalmente gratuito, e de qualidade, sendo secretariado, nesses 40 anos por  D.Janete.
    Foi Diretora da Escola, também, por mais de 40 anos a Prof. Nice Vinagre. Professora dedicada, amorosa e sensível à educação.
    Atualmente o Conselho Diretor é presidido por Dr.Polibio Hélio Lago, advogado. Vice Presidente por muitos anos na gestão de Dr. Rosalvo Otacilio Torres.
    A  Escola Sagrado Coração de Jesus, em Mar Grande, tem como Diretora, atualmente, a Prof. Sandra Vinagre.


    Participe dessa causa!

  • Presidente de honra


    Dr. Rosalvo Otacilio Torres -
    In memoriam

    Desembargador aposentado do Tribunal Regional do Trabalho da 5a. Regiao

    Presidência

    Presidente Dr. Polibio Hélio Lago
  • Professores


    Mães Colaboradoras


    Auxiliares

  • Parceiros

    Secretaria de Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia
    Prefeitura Municipal de Vera Cruz
    Rotary Club Bahia Norte
    ONG Crescer
    Projeto nadar
  • PROJETO KARATÊ

    O Karatê tem enormes benefícios para o corpo, mente e espírito.

    Fisicamente, o Karatê é bom para o coração, fortalece ossos e músculos, cria resistência, desenvolve coordenação motora e visual, e torna o organismo menos suscetível à ferimentos e doença.

    Mentalmente, o Karatê ajuda a desenvolver paciência, disciplina, perseverança e compreensão, bem como a concentração e foco.

    Espiritualmente, o Karatê constrói confiança, desenvolve e aumenta o auto-controle, a serenidade e a paz. Ao lo longo do treino consegue-se visualizar a verdadeira razão "Shinga”

  • PROJETO NATAÇÃO

    Promove a inclusão social através da atividade esportiva natação contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e aquisição de valores éticos e morais.

    Realiza através do movimento corporal aquático uma vivência que extrapole a dimensão física, desenvolvendo também a esfera psíquica e social.

    Aumenta a capacidade funcional, proporcionando um melhor bem-estar físico.

    Resgata a auto-estima, estimulando a auto-superação, contribuindo para uma mudança de postura diante dos problemas cotidianos.

    Recupera a capacidade de sonhar, acreditando que todos são projetos possíveis de sucesso.

    Desenvolve a responsabilidade e a disciplina na realização das tarefas diárias como forma de viabilizar os objetivos pretendidos.

  • PROJETO DE CIRCO

    O trabalho de arte-educação contribui significativamente no desenvolvimento integral das crianças nas escolas de ensino fundamental, e previne o trabalho infantil.

    Muitos são os benefícios proporcionados.

    Além do prazer, do aspecto lúdico e do desenvolvimento físico, o processo de aprendizagem das artes circenses desenvolve um maior equilíbrio interno, concentração, tolerância à frustração, perseverança, auto-confiança e capacidade de trabalho cooperativo.

    Esse amadurecimento pessoal se reflete no comportamento dessas crianças em seus diversos ambientes sociais, como na escola e na família.

    São ministradas aulas de acrobacia, malabares, contorção, arame e palhaço.

  • PROJETO DE INICIAÇÃO MUSICAL E CANTO CORAL

    A música está presente em todas as culturas, em todos os lugares, tem importância para a Educação e para a vida de todos os cidadãos.

    É uma das linguagens de Arte e hoje torna-se fundamental após a aprovação da lei 11.769 de 11 de agosto de 2008 que a tornou obrigatória em todos os níveis do ensino das escolas brasileiras.

    A música proporciona bem estar e vem atuando em diversos contextos ao longo dos anos, em escolas normais, públicas e particulares, trabalhando em contextos formais e informais.

    Ela está se expandindo e levando conhecimentos de arte, técnica, composição, criação, culturas musicais de diversos lugares e contextos.

    O ensino da música é importante como arte, linguagem, conteúdo, vivência, entretenimento e como conhecimento.

    A metodologia proposta para o desenvolvimento do projeto integra a socialização, interação e a cooperatividade.

    É realizada mediante a utilização de jogos lúdicos, rítmicos, de percepção, utilizando a expressividade musical dos alunos.

  • PROJETO DE CAPOEIRA

    A capoeira é uma arte marcial que envolve o refinamento do corpo e da mente, misturando ritmo, dança e luta.

    Desenvolvida no Brasil, por escravos africanos, se caracteriza pelos seus golpes, movimentos ágeis e por muitas vezes complexas e acrobáticas, sempre acompanhado de muita musicalidade e ritmo.

    Essa arte marcial estimula todos os músculos do corpo de forma simples e natural o que torna, no início, uma arte muito fácil de ser aprendida, é um exercício que oferece condicionamento físico sem muitos riscos a saúde.

    Suas vantagens são diversas. Estimula o sistema cardiovascular, desenvolve força, elasticidade, equilíbrio e coordenação motora.

    Além também de exercitar a atenção, persistência, coragem e astúcia.

  • PROJETO DE INFORMÁTICA

    O uso da informática promove uma pedagogia inovadora proporcionando que o professor explore novas maneiras de trabalhar e apresentar o conteúdo programático.

    As crianças em idade pré-escolar são os seres humanos com a maior qualificação para aproveitar plenamente os benefícios do uso do computador.

    Para as crianças a informática trata-se de uma atividade lúdica, outro objeto interessante para manipular, explorar e projetar seu interesse pela descoberta.

    Comparando com os adultos as crianças apresentam muito mais facilidade na aprendizagem e na utilização da informática.

    A informática promove a criatividade e a curiosidade, desenvolve a coordenação motora fina, facilita o acesso as informações, desenvolve o pensamento crítico e trabalha linguagens diferentes proporcionando o desenvolvimento global da criança.

  • PROGRAMA JOVEM APRENDIZ

    O PROGRAMA DE APRENDIZAGEM DO INSTITUTO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – PAPSAGRADO tem por objetivo promover a inclusão social através do ingresso de adolescentes, jovens e pessoas com deficiência no mercado de trabalho na condição de aprendiz. Com uma proposta diferenciada e de educação inclusiva, o PAPSAGRADO oferece formação técnico-profissional metódica compatível com o desenvolvimento físico, moral e psicológico de cada aprendiz, assim como acompanhamento técnico e assistência personalizada as empresas contratantes e a propostas de responsabilidade social. O programa espera por resultado: pessoas em situação de vulnerabilidade social, com deficiência ou qualquer outra forma discriminatória e/ou estereotipada de exclusão profissional com habilidades laborais, comportamentais e éticas suficientes para o acesso ao mundo do trabalho e autonomia para promover seu desenvolvimento profissional, além de uma comunidade com a consciência ampliada a respeito da inclusão social através do trabalho.

    O grande diferencial oferecido pelo PROGRAMA DE APRENDIZAGEM – PAPSAGRADO além da oferta de uma metodologia efetivamente inclusiva de formação profissional, é prestar assessoria especializada e personalizada as empresas contratantes, incluindo os serviços de:

    •   Assessoria e apoio às empresas nos processos de aprendizagem e inclusão profissional;

    •   Capacitação Profissional adequada às principais funções e possibilidades de atuação profissional nos postos e demandas de trabalho, de acordo com as especificidades dos distintos perfis de aprendizes;

    •   Acompanhamento técnico e estratégias de comunicação especializada para os gestores e colaboradores diretos envolvidos com os aprendizes contratados;

    •   Serviço integrado de atendimento social, atuando com transversalidade e interdisciplinaridade; assim como, quando necessário, o acompanhamento técnico para os familiares dos profissionais em formação;

    •   Palestras, oficinas e reuniões de sensibilização visando à conscientização sobre a garantia de direitos e a inclusão social através do mundo do trabalho;

    •  Assessoria técnica a Programas de Voluntariado Empresarial e de Responsabilidade Social.

    •   Contratação direta, nos casos de empresas públicas e de economia mista, assim como a oferta de ambiente simulado ou protegido na atividade prática para empresas que possuem ambientes e/ou funções perigosas, insalubres ou penosas.

    •   Formação nas áreas: ADMINISTRATIVA, AMBIENTAL, ARTE E CULTURA, SAÚDE, EDUCAÇÃO, GESTÃO PÚBLICA E TERCEIRO SETOR, CONTRUÇÃO CIVIL.

  • Formulário de contato